Observei que algumas inicitiavas de reaproveitamento de óleo usado com a produção de sabão, tanto de empreendedorismo individual quanto de ONG, usam o carbonato de calcio ou dolomita – minério de carbonato de calcio e magnésio.
Fiquei curioso porque a adição destas cargas onera os custos do produto e só justificaria se tivesse uma função muito específica. Pedi informações e como ninguém respondeu, resolvi fazer alguns testes.
A fórmula usado foi essa. O corante base água de cor azul foi usado para a melhor visualização do teste.
Para medir a diferença na dureza do sabão foi improvisado este dispositivo que imita um aparelho de medida de impacto. Consiste de um tubo direcionador, de 1 metro de altura por onde é lançado uma haste de aço com 15g de peso. Por gravidade esta haste percorre o tubo direcionador e penetra na massa de sabão. A dureza é medida pela profundidade de penetração (mm).
O sabão ficou secando 25 dias antes do teste de dureza e ambos, o com e o sem carbonato, tiveram o mesmo valor de dureza de 6 mm.
O teste de formação de espuma foi feito com um pincel de barba friccionado de modo padronizado no sabão para desenvolver a espuma. Não foi notado nenhuma diferênça. O comportamento do sabão molhado também foi identico, formando a “baba” característica deste tipo de sabão.
Para testar a oxidação (rancidez) do sabão, estes foram deixados ao lado de uma janela de vidro exposto ao sol direto da manhã por 10 dias.
Diferênça significativa, o sabão com carbonato de calcio tem muito melhor resistência a oxidação.
Conclusão:
Pelo que foi testado só podemos dizer que o carbonato de calcio melhora a resistência à oxidação deste tipo de sabão que é muito propenso a rancificar.
Acredito que não seja esse o principal motivo de usar dolomita ou carbonato de calcio no sabão de óleo usado, mas infelizmente não consegui ter mais elementos que pudessem justificar o seu uso. Lamento também que as pessoas que usam este tipo de carga não divulgem os méritos de se fazer isso, de tal modo que justifiquem o penalti nos custos, todos sairiam ganhando.
O carbonato de cálcio é utilizado, industrialmente, como branqueador óptico, para reduzir a quantidade de dióxido de titânio da formulação e assim, baratear a produção. Tem também a função aumentar a absorção de umidade do ar, evitando o ressecamento do produto acabado e a formação daquelas tradicionais rachaduras que se vê com frequência nos sabonetes.
Não sei se faz sentido adicionar esse componente em sabonetes artesanais, mas quem o faz, com certeza deve ser pelos mesmos motivos da indústria, mas sem a real certeza da necessidade.
Abs
Maria Paula
Maria Paula,
Concordo plenamente!
O carbonato de cálcio é uma alternativa ao dióxido de titânio (Tio2) como opacificante com vantagens ambientais. Branqueadores ópticos são os derivados do diestiril bifenil dissódico, muito usados nos detergentes industriais. São altamente poluentes e causam lesões graves na visão dos seres que vivem nas águas dos rios após seguirem com as águas servidas que reagem com a luz solar (esgoto das lavanderias).
O carbonato de cálcio teoricamente reage com ácidos graxos livres e forma sabão (duro e insolúvel). Como você não notou diferença na dureza, possivelmente o carbonato de cálcio perdeu a “concorrência” por possíveis ácidos livres para a soda cáustica e ficou intacto misturado fisicamente ao sabão. Se você colocar o carbonato de cálcio sozinho no início e depois de um tempo a soda cáustica, possivelmente terá um sabão mais duro, a depender da quantidade de ácidos graxos livres do óleo.
A justificativa principal para um sabão com uma parte de sabão de cálcio, a princípio me parece a de fazer com que o sabão suporte ainda mais água como carga.
O carbonato de cálcio como aditivo, o que deve ser o caso nesse sabão em especial, além do que você e a colega colocaram, pode exercer também uma função de plastificante no caso de processos industriais.
Luis Carlos,
Excelente!
Hola Roberto.
Si con la adicción de carbonato de calcio se observa que el jabón es resistente a la oxidación o el enranciamiento, esto ¿no justificaría su utilización?
Saludos.
Blanca.
Blanca Lopez,
Creo que sin, pero no acredito que las personas usan para esta finalidad. Tiene outros objetivos que nao me quedou ubicar.
Hola Roberto.
Si el carbonato de calcio impide la oxidación o el enranciamiento del jabón, ¿no justificaria su utilización?
Muy interesante su estudio.
Saludos.
Blanca.
Roberto, primeiramente gostaria de lhe agradecer sua generosidade em não reter o seu conhecimento e divulga-lo desta forma tão agradavel de aprender. Tenho lido muito a respeito da fabricação de sabão artesanal , mais precisamente na utilização de oleos e gorduras oriundos das nossas cozinhas. Ja fiz sabão bom e alguns não tão bons, devido a curiosidade em acrescentar algo a formula para deixar o sabão “melhor”…….quanto ao carbonato de calcio, ja li que ele é utilizado como carga para aumentar o peso do sabão e assim melhorar o rendimento da produção.
não sei se estou enganado mas quero tirar a dúvida aqui. Carbonato de Sódio e a chamada barrilha, usado como alvejante; e; carbonato de calcio utilizado para dar carga nas massas?
Norberto,
O carbonato de sódio é isso mesmo. O carbonato de cálcio já vi gente usando como carga
gostaria saber onde encontro carbonato de calcio pra comprar e qual quantidade pra cada receita
Teresinha,
Não sei te dizer, precisa pesquisar pois eu comprei o carbonato de cálcio grau PA para uso em análise em laboratório.
O CARBONATO DE CÁLCIO E ENCONTRADO EM
LOJAS Q VENDE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUTOS DE
LIMPESA
minha amiga aqui em natal o carbonato de calcio e vendido casa q vende produto pra cavalo ok
Teresinha. bom dia. Se, em sua cidade, não encontra lojas que vendam produtos quimicos, veja no mercado livre. Lá vc encontrará.
Gostaria de saber em que mais posso utilizar carbonato de calcio fora em sabao beijo aguardo redposta
Jacirene,
Não sei te responder
Você encontra as aplicações do carbonato de cálcio no site da m&m minerais
Alcino
Esse link nao está correto, poderia repor?
Eu sinto vontade de usar o carbonato porque gosto de coisas naturais e a soda cáustica é algo muito abrasivo e quimicamente tratado, enquanto o carbonato de cálcio eu posso obter de algo natural, como uma pedra. Não gosto de coisas industrializadas.
Faça o experimento usando oleo de coco prensado a frio, no lugar do óleo velho.
Gostaria de saber se posso substituir 100%, da soda, pelo carbonato.
Sabe qual é o ph dele?
Tessa,
Não pode!
Sem hidróxido de sódio (soda) ou hidróxido de potássio (potassa), não existe sabão!
Akira gostaria de saber naquela receita que você publicou 7 lts. de óleo; 1.5lt de água e 500 grs. de barrilha, quanto devo colocar de soda líquida para virar sabão?
Aguardo resposta,
Agmar,
Qual fórmula?
Você pode fazer sabão sem soda usando o método antigo do sabão de cinza, também conhecido por sabão de coada.
O sabão de coada era também o sabonete que as pessoas usavam.
Como você não gosta de coisas industrializadas, pode gostar deste método.
Olá, sabão de cinzas nada mais é do que potassa. no processo de queima fica o que a árvore(madeira) retirou do solo que é o potássio. POTÁSSIO
Foi obtido pela 1a vez por Sir H. Davy,em 1808 por ELETRÓLISE DO HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO FUNDIDO
Todas as plantas terrestres contém quantidades consideráveis de compostos de potássio provenientes do SOLO. Espero poder ter contribuído com este maravilhoso site do Sr. AKIRA.
onde comprar carbonato de calcio para sabão em barra.
Luiz,
Não sei
GOSTARIA DE SABER UMA INFORMAÇÃO, QUAL É A RECEITA PARA A FABRICAÇÃO DO SABÃO CASEIRO USANDO O CARBONATO DE CÁLCIO, QUAL A QUANTIDADE DE AMBOS OS INGREDIENTES.
Sergio,
Não sei te dizer.
O que eu fiz foi um teste com carbonato de cálcio notei que não melhora a dureza, melhora a oxidação
Eu também gostaria de fazer essa receita com barrilha como faz me passa receita
Janeci,
Veja no post
O carbonato de calcio é o mesmo q barrilha, encontrado nas lojas de produtos para tratamento dágua para piscina, ele aumenta o PH da àgua, é um alcalinizante, o preço de 1Kg fica em torno de R$ 10,00.
Prezado Josimar,
Na realidade o carbonato de sódio é o mesmo que a barrilha leve usada em piscinas.
ola gostaria de saber qual a quantidade de carbonato da caucio que e acrescentada a mistura
faço sabão caseiro a algum tempo tenho uma pagina no face, e a algum tempo queria colocar o carbonato mais nao sabia bem pra que servia e quantidade, desde ja agradeço
Renato,
Fiz somente um teste e não foi conclusivo.
Se for usar, tem que testar a quantidade ideal.
Renato sabe mim dizer porque o meu sabao ta ficando seco ou seja se quebra facil , tipo o industrislizado que eu fiz uns testes com um prego onde furei o que eu fis e o sabao veio a se partir , dai o industrialidado fiz varios furos e vi que ele e duro mas na hora de furar ele se comporta como uma massa de modelar bem macio , mas nao deixa de ser duro pirem macio ! Alguma sugestao ? Obrigado
Lí em algum lugar que o carbonato de cálcio ajuda na limpeza, retira manchas diversar. Também creio que em casa que vendem produtod quimicos devem vender o carbonato de cálcio.
Aqui vai um estudo sobre o carbonato, espero que ajude na dúvida.
http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/hc22/sabonetes.asp
Abraço
Bom dia,
Onde posso comprar sabão de cálcio em campinas??
Gabrielle
Não sei
qual a quantidade de carbonato de cálcio devo usar para fazer sabão ecológico por exemplo se eu usar 5lt de óleo quanto colocaria de carbonato de cálcio gostaria de poder melhorar a qualidade do meu produto aguardo uma resposta s/m obrigada.
Tania,
Não sei, nunca usei, só fiz um teste que não foi conclusivo
Li que se pode conseguir hidróxido de cálcio colocando a cal extinta (cal de construção) (ou o calcário dolomítico, usado na agricultura ?) em água. Na reação com a água, o carbonato se transforma em hidróxido, que é saponificante, ou seja, também produz sabão (por isso é que se se usar 10% em uma receita, diminui-se a quantidade de hidróxido de sódio).
Li também que o hidróxido de cálcio demora mais tempo para saponificar. A sugestão de um outro comentário de primeiro deixar processar a saponificação pelo hidr. de cálcio está correta, devendo ser acrescentado que se deve aquecer a massa, de preferência em banho-maria, para apressar, e esperar mais tempo para completar o processo de reação com os óleos graxos(quanto é que não sei). Pode-se tb tentar colocar álcool e ver se tb acelera o processo retardado de saponificação com carbonato(na verdade, hidróxido de cálcio, em questão).
Como não sei os detalhes de extrair hidr. de cálcio a partir de cal de construção ou de calcário dolomítico, fiz uma primeira experiência colocando a cal na receita diretamente, que clareou mais o sabão e pude usar uma quantidade menor de soda. Provável o benefício de mais esta razão : diminuir o custo com soda, caso se confirme que cal de construção, ou de agricultura, ajude na saponificação. Usei 3.6 litros de óleo de cozinha, 2.4 de óleo de abacate : total de 6L de óleo(em vez de 4.5 a 5), 1K de cal e 1 K de soda a 70%(da mais barata). Água tinha até demais, pois nesta receita usei 3.6 litros de óleo de cozinha e 8 de “vitamina” de abacate, sendo destes 8, 2.4L de óleo do abacate e 5.6 de água(do abacate). O sabão pastoso de abacate com cal extinta ficou muito bom, com um leve cheiro de amoníaco, de um lindo verde-claro, mas muito alcalino e provavelmente com excesso de soda, embora tenha colocado um total de 6 litros de óleo para 1 K de soda de baixa concentração. Fiz no banho-maria (processo a quente).
Já preparei mais 10 litros de abacate e misturei com 2K de cal dissolvidos em 2 L de água. Já estão juntos há quatro dias e nada de saponificação (sem mexer/bater e sem aquecer), certamente porque estes dias está frio. Mais tarde vou aquecer os dois (os três !!) em banho-maria e ver no que dá.
Acho que o Akira e os leitores devem fazer outras pesquisas e experiências de se conseguir hidróxido de cálcio barato (com cal de construção (comprei acho que 30K por 8 reais) ou com calcário para agricultura. Também tentar fazer sabão com maior quantidade do H. de cálcio, ou com tudo, observar características e etc….E principalmente publicar aqui os resultados para compartilhar. Parabéns e grato por esta sua qualidade, Akira !!
Luiz,
Cal hidratada = Cal extinta = Hidróxido de Cálcio – Ca(OH)2
O Hidróxido de Cálcio é obtido da hidratação do Óxido de Cálcio – CaO
CaO + H2O —-> Ca(OH)2
O Óxido de Cálcio = Cal viva = Cal virgem é obtido da calcinação do calcário = Carbonato de cálcio a 850 – 900°C
CaCO3 —> 900°C —> CaO + CO2
O hidróxido de cálcio é uma base fraca e a saponificação é muito lenta, demora semanas para completar e era muito usada na fabricação de graxas de cálcio devido ao sabão de cálcio ter muito baixa solubilidade.
O cálculo da quantidade de hidróxido de cálcio para saponificar os óleos é calculada do seguinte modo:
obter o índice de saponificação do óleo que é expressa em mg de KOH/g de óleo e dividir por 0,7558 que é a relação de PM entre KOH e Ca(OH)2 = 56,10/74,093
No seu caso de 3,6 litros de óleo usado e 2,4 litros de óleo de abacate seria:
3,6 + 2,4 = 6 litros = 5,52 kg de óleo cujo IS médio seria = 0,186 g de KOH/g de óleo, o que daria 0,186/0,7558 = 0,246 g de Ca(OH)2/g de óleo = 5552 x 0,246 = 1,36kg de hidróxido de cálcio
Boa tarde, eu estou querendo começar uma produção de sabão a partir da reciclagem do óleo, eu lhe todos esses comentários e gostei muito, alguém de você sabe mim dizer como registrar essa fabricação de sabão, e também preciso de um químico para mim da um auxilio.
Estou querendo entra no ramo de confecção de sabão, tenho estudado o assunto só que tenho muitas dificuldades na confecção do sabão glicerina e duro.
Rosana,
Não entendi a sua dificuldade.
Bom dia! Gostaria de saber por qual produto eu posso substituir o Carbonato de Calcio. Como é dificil encontar isso aqui em Belém. Nao consegui ainda. È pra fabricação de sabão em barra. Preciso demais de sua ajuda. Agradeço muito se você me responder. Elizabeth Monteiro – Belém-Pa
Elizabeth,
Não aconselho vc a usar carbonato de cálcio, os testes que fiz não foram conclusivos
olá, realizo a fabricação de sabão ecológico a mais de 5 anos, uso o carbonato de cálcio para fabricação do mesmo, a diferença é enorme usando ele…(barrilha leve)
a receita é a seguinte:
7 litros de óleo bem coado se possível umas 5 vezes
1,5 lt água filtrada
500 gr barrilha leve (carbonato de cálcio)
1kg soda minimo 97% de pureza
A ” manha ” é vc misturar o carbonato com óleo antes da soda. Você terá um sabão mais consistente
Marcelo,
Barrilha leve não é o carbonato de cálcio e sim o carbonato de sódio.
Prezado Marcelo,
A sua fórmula parece interessante. Poderia confirmar por gentileza se foi utilizado carbonato de sódio ou de cálcio. Normalmente o nome correto consta na embalagem do produto. Ficarei muito grato se puder responder.
Olá, realmente é o que vc disse, eu coloquei errado o certo é Na2CO3 ( Carbonato de sódio )
BATA CASCA DE OVO SECA NO LIQUIDIFICADOR A CASCA DO OVO É COMPOSTA DE 94% DE CARBONATO DE CÁLCIO. estou pesquisando isso faz dias já. pq resolvi ser um discipulo do ROBERTO AKIRA.
Olá! Moro e Natal RN, e fiquei bastante curioso para saber mais sobre o carbonato de calcio na fabricação de sabão reciclado. No entanto percebi por meio de uma entrevista que, o CaCO3 tem como objetivo reduzir o tempo de cura (secagem), e com isso colocá – lo em menos tempo para o manuseio. Espero que este comentário ajude no enriquecimento de experiência na produção de sabões. Obrigado pela oportunidade!
Samuele,
Obrigado!
Samuel boa noite vc já fez experiência com carbonato de cálcio no sabão em barra?
Boa noite Akira! Estou muito entusiasmado com este hobi maravilhoso que descobri. Penso em desenvolver os sabões para uso pessoal e vendas. Percebi que o melhor conteúdo sobre sabão encontrei aqui. Por isto me sinto mais confiante que antes e estarei pronto para divulgar novidades que surgirem ao longo dessa nova experiência na área. Agradeço pela oportunidade de conhecimento por sua parte em divulgar seus trabalhos e experiências sem nenhum egoísmo, isto mostra a importância de pessoas com atitudes como esta no desenvolvimento social e moral. Lhe tenho como exemplo e respeito sua honestidade. Desde já agradeço pela dedicação ao seu público e com muita paz, saude e sucesso seja sua jornada!
Samuel,
Obrigado!
Olá! Como prometido estou postando aqui os resultados de minhas experiências com o sabão caseiro reciclado. Fiz a seguinte mistura:
2000g óleo soja usado
272g soda escamas
272g água fria ( espere esfriar após a diluição )
373g de cal hidratada (direto no óleo )
Lentamente acrescentei a soda no óleo e em 9 segundos a mistura ficou homogenia, consistente como doce de leite bem grosso. Levei um susto quanto ao tempo de preparo! Creio que com a quantidade de (cal hidratada ) que coloquei podereireduzir na quantidade da soda 1/3. Do contrário esperarei que o sabão fique ressecado ao ponto de esfarelar ou com uma anti oxidação prolongada. Se houver por parte dos colegas alguma dica, ficarei muito grato e feliz pela ajuda. No mais, muita paz e harmonia para todos.
Boa Noite Roberto,
Fiz o sabão com óleo usado, utilizando a fórmula em multiplicando a quantidade de óleo, para quantidade de soda. A quantidade está correta, porém o sabão esta macio, porque não coloquei álcool. Quanto tempo demora para obter a dureza do sabão e poder tirar da forma. Hoje faz 2 dias. Atenciosamente,
SONIA C MOREIRA
SR.AKIRA boa noite, primeiramente gostaria de disser que sua generosidade em passar seu conhecimento é louvavel pois poucas pessoas o fazem com tanta clareza e consideração ao próximo !
Gostaria muito de fazer sabão caseiro para vender e ter uma renda extra pois tenho três filhos pequenos e estou desempregada, mas consigo juntar muito óleo usado por isso pensei em fazer sabão caseiro porém sinto uma certa dificuldade em acertar a massa , não sei se por causa do óleo ou da sóda ou mesmo pela quantidade dos ingredientes , gostaria muito de uma fórmula basica e correta pois tenho observado muita diferença nas receitas quanto a quantidade de sóda principalmente , desde já agradeço e que Deus continue te abeçõe ainda mais !
Meire, a formula está no post sobre o assunto
Bom dia SR..Akira estou iniciando uma pequena produção de sabão com óleo reciclado.Gostaria de saber que corante utilizar para que meu sabão fique com uma tonalidade bem branca,pois depois de seco ele fica bege claro, e me encomendam muito sabão com essência de coco.Acho que fica meio estranho sabão de coco com tom bege claro.O que fazer e que produto poderia acrescentar na minha fórmula pois depois de seco com o passar dos dias ele vai ficando meio derretido,não com uma consistência apresentavél
Marcelo,
Para dar a cor mais branca é usar dióxido de titânio.
É característica do sabão de óleo usado a falta de dureza.
Um modo de melhorar a dureza e tb o poder de limpeza é adicionar na composição o óleo de coco
Boa noite Roberto,
Gostaria de saber se a fórmula de sabão líquido, o cálculo do óleo e soda é o mesmo índice do sabão em barra? Desde já agradeço.
Sonia,
Se for fazer sabão liquido usando soda, o calculo é o mesmo.
Porem se for usar o hidróxido de potássio para fazer o verdadeiro sabão liquido, tem que usar os valores do índice de saponificação do hidróxido de potássio
Boa tarde gostaria de saber qual a quantidade de carbonato de cálcio é usado numa receita de sabão
Felipe,
Fiz alguns testes do uso do carbonato de cálcio no sabão de óleo usado e não foi conclusivo, isto é, não conclui que há uma vantagem significativa de uso
Qual a quantidade usada na sua receita do carbonato de cálcio?q não deu resultado
faco sabao a 30 anos,,,nunca consegui fazer sabao em barra so com oleo…sempre coloco banha ou gordura animal no meio fica uma maravilha…
Bom dia , Sr.Akira,gostaria por gentileza me esclarece uma dúvida,assisti um video de um sr.explicando como produzir soda caústica 32%.Ele orienta que para se fazer esta soda deve-se usar 3.063Ml de agua para dissolver esta soda que se transformará em soda 32%.Minha composição do sabão é 5L.Óleo,2.310 Ml. de soda pela explicação deste sr.Minha dúvida é a quantidade de soda 32% para 5L.de óleo .esta correta em 2.310 ML PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO EM BARRAS.Esta soda 32% ele informa que é a composição utilizada na industria de saponificação.Me chamo Marcelo (Resido em Osasco-SP)
Marcelo,
Vc está confundindo tudo.
Quando se diz soda a 32% significa que a concentração de soda é 32%, isto é, em 100g de solução a 32% tem 32g de soda e68g de água.
A quantidade de soda necessária para saponificar o óleo é calculado pelo adice de saponificação
Boa noite gostaria de saber se tem algum curso especifico para produção de sabão em barra?
Felipe,
Eu tenho curso completo de saboaria
Pois me mande o link do seu curso meu whatzap é 75 991733005
Pra poder aprender como usar o carbonato de cálcio
Eu quero o curso especifico só do sabão em barra
Felipe
O próximo básico será em novembro em data a ser definida.
Gostaria também muito sobre sabão barras com barrilha ou cal alguém me ajuda o67 999085848
sr akira gostaria que o sr podesse me mandar o curso de sabao em barra li suas esplicaçoes e gosteimuito desde ja meus sinceros agradecimentos que deus lhe abençoe sempre meu muito obrigado espero sua resposta
Edson,
Eu não tenho curso de sabão que eu possa mandar. Meus cursos são presenciais, em SP
Manda pra mim 067 999085848
Olá boa noite Sr.Roberto qual o preço do curso q o Sr. Ministra e quanto tempo leva? Se possível for responder no email.
Desde já agradeço a sua atenção obrigado boa noite.
Boa tarde, gostaria de saber qual a quantidade dos ingredientes para 1 kg de sabão pra ter a certeza se compensa fabricar comercialmente.
Cleano
O teste de uso do carbonato de cálcio não foi conclusivo.
Olá, achei este site que esclarece sobre o uso do carbonato de cálcio no fabrico de sabonetes. Veja: http://freedom.inf.br/artigos_tecnicos/hc22/sabonetes.asp
Em tempo: gostei demais do seu artigo e agradeço pelos seus esclarecimentos.
Parece que a única função é incluir um ingrediente mais barato sem nenhuma função aparente para o consumidor.
Matéria-Prima %
Sebo 72,18
Óleo de Babaçú 5,43
Soda Cáustica 22,40
Considerando o preço histórico do Sebo de Boi, Óleo de Babaçu e Soda Cáustica, em um caso hipotético de consumo de 500 tons por mês de massa base para sabonetes, a inclusão de 5% Carbonato de Cálcio Precipitado Imerys poderá promover economias que podem atingir valores de R$ 350.000,00 por ano.
Esqueci-me de colocar dentro de aspas o trecho que eu retirei do endereço que foi passado no comentário anterior ao meu acima.
Faço sabão pastoso a mais de 5 anos,ele fica muito bom,porém depois de
dois dias ele endurece, e para utiliza-lo sou obrigado a por aguá .Como fazer
para que ele tenha a maciez do sabão pastoso vendido em mercado ?
Minha receita
350 G Soda caustica
2/1/2 óleo reciclado
1/2 agua aquecida
Jose Luiz,
Sabão pastoso verdadeiro é feito com mistura de hidróxido de sódio e hidróxido de potássio
Sr. Akira,
Faço sabão em barra com a seguinte fórmula:
1000 g de hidróxido de sódio
1500 g de água
3700 g de óleo de soja
3700 g de gordura vegetal hidrogenada.
Quero saber se acrescentar 1000 g de hidróxido de cálcio (cal hidratada), quanto tenho que diminuir no hidróxido de sódio e qual o prazo de validade deste sabão. Desde já te agradeço muito pela informação.
Gilson,
Não sei te dizer, isso de adicionar cal eu não conheço
Olá boa noite.
Já fiz sabão com sebo e óleo usado, ficou maravilhoso, outras vezes tentei só com o óleo usado, soda, barrilha, e água e não deu certo, não endureceu, tentei reutilizar, ou melhor,,consertar, e não deu certo novamente…fiquei decepcionada e triste..tem alguma forma de recuperar esse material…? Vc sabe me dizer..
Agradeço se me responder….
Margarida,
Tente colocar o sebo para dat dureza
Akira, boa noite, eu acho que já perguntei isso no site mas não estou nem achando minha pergunta pelas palavras chaves de “anil” ou “azul”. Seguinte, eu comprei numa casa religiosa o tal Wagi que é o anil, usado para branquear roupas há anos. Pesquisei que era de uma planta mas hoje em dia é sintético. Estou na dúvida se é algo agressivo, Na net achei que é um “descalcificante”. Eu acho que ele é um tipo de ultramarine pois aqui neste site (https://www.ewg.org) aparecem os mesmos componentes (pigment composed of sodium, aluminum, silicate and sulfate; may be produced synthetically). O Sr. conhece este produto? O que poderia me dizer a mais sobre ele? Muito obrigada! Na internet só tem dados muito químicos e quase tudo em inglÊs…
Tadzia,
Não conheço
O sr. acha que é um tipo de óxido ultramarino? A tradução seria “pigmento azul derivado de mineral composto de sódio, alumínio, silicato e sulfato
Tadzia,
Não existe óxido ultramarino. Procuro no wikipedia que tem uma matéria completa sobre anil e caneleiras.
Obrigada
Sr. Akira,
Estou fazendo um sabão liquido para louça simples, com óleo de soja e KOH, só percebi que a potassa estava fora da validade depois de muito bater e não atingir o trace. Tenho como salvar esse sabão adicionando soda? Ou terei mesmo de descartá-lo? Desde já agradeço pela orientação.
Cynthia,
O problema me parece que não seja a potassa pois fora da validade é muito relativo. Se estiver bem fechada na embalagem não tem problemas.
Somente usando óleo de soja pode ser que não aconteça o traço.
Vc tem que cozinhar o sabão e depois faça o teste de pH e turbidez
Sr. Akira,
Muito obrigada pela ajuda, mas descartei ontem mesmo, tanto o “sabão”, quanto à potassa. Mas antes de descartar medi o pH e era 13, fazia espuma, mas se formaram 3 fases, a de densidade maior, provavelmente foi o que saponificou, pois era a parte que realmente fazia espuma. como o pH era muito alto, achei melhor descartar. Como o Sr. falou do único óleo ser o de soja, hoje vou tentar adicionar além dele, o de algodão, e uma gordura hidrogenada, com uma potassa nova. Depois de feito, informo os resultados. Ah, eu estava fazendo à quente, hoje tb. Mais uma vez, obrigada pela sua gentileza.
Um abraço.
Oi Roberto, muito legal seu blog. Em Alemanha tem um sabao chamada “Putzstein” ( = pedra da limpeza). Quando encontrei o nome sabao pedra, estava pensando que era esse significado. O “Putzstein” e produzido com carbonato de calcio, as vezes com argila, pedra pommes entre outros. A addicao desses ingredientes tem funccao abrasiva, é usado na limpeza de pias, forno etc. Adorei seus experimentes a e amostras com óleo usado e carbonato de calcio. Para mim a dolomita funccionou muito bem tambem. Quando uso óleo da cozinha em cold process sempre aproveito um óleo nao muito usado e reduzo a quantidade de agua para nao ficar rancido tao rapido. Obrigada pelo compartilhar seus conhecimento!
Oi Roberto, muito legal seu blog. Em Alemanha tem um sabao chamada “Putzstein” ( = pedra da limpeza). Quando encontrei o nome sabao pedra, estava pensando que era esse significado. O “Putzstein” e produzido com carbonato de calcio, as vezes com argila, pedra pommes entre outros. A adicao desses ingredientes tem funccao abrasiva, é usado na limpeza de pias, forno etc. Adorei seus experimentes a e amostras com óleo usado e carbonato de calcio. Para mim a dolomita funccionou muito bem tambem. Quando uso óleo da cozinha em cold process sempre aproveito um óleo nao muito usado e reduzo a quantidade de agua para nao ficar rancido tao rapido. Obrigada pelo compartilhar seus conhecimento!
Oi boa tarde, tenho uma mini fabrica de sabão caseiro faço sabão liquido e em barra graças a Deus está indo bem. Bem tenho uma receita que me foi passada pela empresa que comprei a maquina sendo que nesta tem um componente chamado dolomita, gostaria de saber se posso coloca o calcário dolomitico? foi o mais aproximado que achei.
Milton,
Isso é carga, pergunte para o fabricante qual a função dessa carga