Elaborado por Roberto Akira Sugai
Publicado no Grupo Saboaria em 19/12/2014
Numa emergência no manuseio de produtos químicos perigosos tal como a soda caustica, é sempre preciso pensar no pior caso. O pior caso não é um pequeno respingo de soda na pele das mãos ou braços, mas sim esse pequeno respingo diretamente nos olhos ou não um simples respingo, mas um derramamento de soda em grandes proporções por sobre seus membros superiores ou mesmo por todo o seu corpo, incluindo seus olhos e sua face – esse é o pior caso!
Toda a estratégia de como proceder numa emergência química com produtos químicos perigosos leva em consideração o pior caso e que esse procedimento para o pior caso, também tem que ser eficaz nos casos de menor gravidade, como os simples respingos de soda nas mãos e braços.
A abordagem para essas emergências precisam estar fundamentadas na simplicidade, o procedimento tem que ser simples para ser aplicado imediatamente, não pode ter regras para situações A ou B, consulta de manuais, necessidade de discernimento elaborado, tem que ser rápido, o tempo pode fazer a diferença entre uma sequela grave ou leve, entre a vida e a morte.
A maior simplicidade e disponibilidade está no uso da água na maioria das situações de emergência com produtos químicos perigosos, como a soda.
Nas instalações industriais que manuseiam e processam produtos químicos perigosos e também nos laboratórios fisico/químicos, é obrigatório a instalação e disponibilidade de chuveiros de emergência. Esses chuveiros de emergências dispõem de mecanismos que o próprio peso da pessoa fazem acionar uma ducha torrencial de água por sobre o corpo todo e dispõe também de lava-olhos.
A água dilui a soda e tira o potencial de agressividade química, tira a causticidade da soda e ela se torna inofensiva.
O uso do vinagre não se insere no contexto correto de abordar a emergência com a soda caustica. O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base. Toda reação ácido-base é exotérmica, isto é, gera calor. Aqui já dá para ver uma das limitações do uso do vinagre, gera calor e calor potencializa o ferimento.
Quem em sã consciência usaria vinagre nos olhos para neutralizar um respingo de soda nos olhos? Normalmente um simples respingo de soda é súbito, vc normalmente não consegue saber onde exatamente o respingo atingiu vc, como vc usaria um frasco de vinagre para precisamente colocar o vinagre no local? Se respingar soda no seu rosto vc conseguiria lavar o seu rosto com vinagre? Acidentes não tem hora marcada e local marcado para atingir você, se acontecer você não terá tempo para saber onde está o seu frasco de vinagre, mas com certeza vc saberá onde está a sua torneira de água!
Postei aqui um relato da Stephanie Bruns de um acidente terrível com a soda que aconteceu com o seu filho Konnor. O que salvou o Konnor foi a rapidez com que a mãe jogou o filho debaixo da torneira com água corrente.
Todos os produtos químico precisam ter, são obrigatórios, o MSDS – material safety data sheet, que no Brasil se chama FISPQ – ficha de informações de segurança de produto químico.
Neste documento deve constar as medidas de primeiros socorros em casos de emergência química. Em nenhum MSDS/FISPQ de fabricantes de soda caustica é mencionado o uso de vinagre nas emergências.
Abaixo está o que consta no manual da soda caustica da Dow:
Olá Sr. Roberto,
Muito importante o seu texto sobre segurança. Estava com várias dúvidas de como proceder em caso de acidentes com a soda. Muito obrigada por compartilhar.
Abraços,
Priscila Ayumi
Conhecimento não ocupa lugar e essa informação é primordial para evitar graves sequelas em caso de acidentes dessa natureza. Parabéns pela detalhada informação.
Esse post me ajudou bastante pra tirar minhas dúvidas sobre esse assunto. Muito bom.
Roberto, como vc recomenda que sejam lavados os recipientes onde foi diluída a soda? É indicado, nesse caso, utilizar vinagre para neutralizar a soda antes de lavar em água corrente? Vivi um episódio em que a soda diluída precisou ser descartada, qual a melhor maneira de fazer isso?
Karin,
Basta lavar com água
A dois dias atrás caiu respingo de solda na minha mão , é só o dedo do meio da inchando muito e agora ta subindo o enchaço pra cima …Aonde eu me queimei ficou um buraquinho que estar saindo muito puz e sangue .Oque devo fazer ??
Luiz,
Procure imediatamente um médico
Eu joguei soda na privada pra limpar e deixei por 2 dias tampada depois me esqueci e me assentei pra fazer minhas necessidades e começou a arder e deu 2 feridinhas no meu anus, foi muito e não sara por nada 🙁
O que passo?
Raphael,
Procure um médico!
Foi ótimo me ajudou muito agora lavei meus olhos com muita água por isso que não me queimou
olá… estava desintupindo tanque com soda e água quente…. qdo chunchei com o desentupidor akela água voltou no meu rosto… lavei com muita água e depois lavei com sabonete protex… meus labios estao como assaduras por dentro o rosto em algumas áreas machucou q acho q deve ser queimaduras… estou fazendo compressas com chá de camomila…..
Olá sr Roberto
Tem algum problema em usar vinagre ao cair soda caustica qual seria a reação ao mestra vinagre com soda
Jamais se usa vinagre! A reação de neutralização ácido-base é exotérmica, ou seja, libera calor, e pode agravar a lesão. Em uma queimadura com soda se lava APENAS com ÁGUA, sem sabão. APENAS água fria corrente.
Bom dia!
Usei sabão caseiro e minha mãos não param de coçar. O que devo usar?
Por favor me ajude.
Obrigada!!
Malu,
Qual fórmula/produto/quem fez?
Olá. Fiz sabão líquido com soda e o efeito da soda ficou no sabão. Sinto o efeito dela na minha mão . Como neutralizar esta soda ? Será que fiz errado a receita na hora do preparo ?Esse sabão pode estragar minha máquina de lavar roupas ?
Simone,
Analise e veja o que saiu de errado.
Bom dia,
Para lavar os utensílios que tiveram contato.com a soda, devemos tbm lavar somente com água? É essa água que vai pelo ralo traz algum dano ambiental?
Obrigado pela atenção!
Matheus,
Sim, somente água é suficiente. Não trás danos ambientais
Oi, Roberto Akira, obrigada por esse post, pois me indicaram em caso de contato do alcali com a pele, colocar a área afetada embaixo da água corrente e alternar com solução de água com um pouco de vinagre, e enxaguar bem na água corrente.
Outra questão, é o que seria mais viável para lavar os utensílios e em que momento lavar. Eu costumo reutilizar a água de esfriar o balde da lixívia. Essa água morna, eu jogo dentro do balde com utensílios para amolecer a gordura e ajuda bastante. Me indicaram adicionar um pouco de vinagre para neutralizar o alcali e dali uns minutos lavar tudo. Mas disseram que o vinagre não ajudaria nesse caso e que era preciso lavar no dia seguinte, que dessa forma o alcali seria neutralizado e não prejudicaria o meio ambiente, nem a tubulação de esgoto, pois a gordura já estaria saponificada.
Desculpe o textão, mas gostaria muito de saber, se possível, sua opinião sobre essas questões, que são muito importantes para mim.
Obrigada!
Ana, a recomendação é não usar nenhum produto químico para neutralizar a soda se tiver um acidente.
O melhor é lavar tudo no dia seguinte pois assim o sabão estaria formado e não teria, nem óleo e nem soda livres.
Deixei espirra um pouco de soda na minha boca o que eu faço ?
Marcus,
Procure um médico
oi axo que entrou soda debaixo da unha
Chega a ser bem complicado ver a desinformação. Ao lidar com substancia quimica deve-se neutraliza-la com substancia de pH contrário. A Soda cáustica é uma substancia básica, sendo assim (não se aplica a mucosas) não se deve passar agua imediatamente, a substancia deve ser neutralizada com uma substancia acida, o vinagre, ou o suco da laranja ajuda. Pois irá ocorer reação e terá liberação dos íons. A água só ira potencializar somando ions OH- … nunca vi neutralizar substancia básica com outra substancia básica como o leite. Tomem cuidado, vão ao médico o mais rapido o possível
Felipe,
Errado o seu raciocínio!
Uma relação de neutralização acido base é um reação exotérmica e portanto o calor gerado potencializa a queimadura na pele.
O recomendado é o uso de agua, muita água para diluir a soda e deixa-la inócua. Se tiver dúvida, consulte o fabricante de soda, por exemplo, a Dow DuPont,o maior fabricante mundial de soda e veja qual a recomendação no caso de acidente com a soda. No manual do produto está lá, jamais use algo para neutralizar a soda (reação) e sim água.
Leia esse relato de um acidente que ocorreu com uma saboeira. O que teria acontecido com o pequeno Konnor se a Stephanie tivesse usado vinagre ou suco de laranja para neutraliza a soda?:
Trabalhando com a Lixivia
O seguinte artigo foi escrito por Stephanie Bruns (mãe de Konnor) e é reproduzido com a permissão dela. Você pode entrar em contato com Stephanie em sales@naturescauldron.com.
Leia isso lentamente, leia-o bem, e tome cada palavra no seu coração.
—————————————————————————————————–
Você já ouviu um barulho de algo derramado e saberia instintivamente e imediatamente o que se passava? Você já ouviu o seu filho de 2 anos de idade gritando a pleno pulmões por sua mãe? Alguma vez você já sentiu o desespero de ver seu filho chorar lágrimas de sangue e ver o sangue escorrer pelos cantos da boca, enquanto isso sua pele está vermelho cereja e você pode sentir o calor vindo de cima dele …….
Soa como um filme de terror, não é?
Eu * sei * o que é sentir estas coisas em primeira mão, e eu posso honestamente dizer que sinceramente espero com cada fibra do meu ser, que nenhuma de vocês * nunca * tenha que experimentar o que eu passei a noite passada.
Meu filho despejou mais de dois terços de um litro de uma solução de soda cáustica a 40% em sua cabeça. Ele ficou saturado da CABEÇA AOS PÉS.
Você sabe, em quase 5 anos de saboeira, talvez até mais agora, eu * nunca * tive um acidente sequer. Não, eu não dei muita importância a minha soda cáustica, eu fui relaxada, e muito, muito descuidada.
Eu tinha ACABADO de fechar o frasco (recipiente hermeticamente fechado de solução de soda cáustica na temperatura ambiente) no balcão. Isso foi a menos de 2 minutos. Virei-me para limpar fora da ilha da cozinha, estava no meio definir o jantar e você vê …… ..então eu estava indo para limpar fora da ilha porque havia uma grande quantidade de sabão que eu estava pensando em fazer a noite passada. Então, por que não defini-lo aqui só por um minuto para que eu possa me livrar disso.
Um minuto é tudo que tomou.
A seguinte série de eventos ocorreram em menos de 7 minutos.
Ele agarrou o frasco, era muito pesado para suas pequenas mãos de dois anos de idade, então ele deixou cair … em sua cabeça. Mesmo estando o recipiente selado, o peso do frasco com o impacto causado, destacou a tampa selada hermeticamente. Konnor imediatamente começou a gritar, eu estava lá no instante em que derramou por todo o seu corpo. DA CABEÇA AOS PÉS. Agarrei-o prontamente, tão logo ele caiu de barriga para baixo na poça de líquido cáustico. Tenho certeza que todos nós sabemos o quanto a solução de soda cáustica é LISA e escorregadia. Eu quase DERRUBEI-O de volta para o líquido.
Eu * joguei-o * na pia (cerca de 1 metros de distância) e comecei a jogar água corrente sobre ele imediatamente. A torneira spray em uma mão, o telefone no outro, gritando com o 911. Meu filho estava gritando … ..um som que eu NUNCA vou esquecer. Olhos mamãe olhos !!! Seu corpo inteiro estava tremendo de angústia absoluta. Você já teve solução cáustica espirrarando para cima de você? Queima, não é mesmo? Estava em seu corpo INTEIRO. 911 foi despachado, Thorne estava pegando o vinagre, Kris estava procurando o número do Poison Control Center. Eu derramei todo um galão de vinagre sobre a cabeça de meu filho, mantendo o spray de água fria sobre seu corpo. Chamei o Poison Control Center para ver se talvez houvesse algo mais a fazer, * nada * mais eu poderia fazer para tentar salvar o meu filho. Ironicamente, eles nem sequer mencionaram a palavra vinagre. Irrigar, irrigar, irrigar. Sim sim ……… eu tenho que cobri-lo.
Suas lágrimas foram tingidas de sangue. Ele tinha sangue escorrendo de sua boca. Sua pele era um vermelho bombeiro.
EMS chegou aqui….. Graças a Deus era um tipo com quem eu cresci porque eu parecia uma tola a tentar por a minha cabeça em ordem. Ele me perguntou, Steph, você não vai tirar a fralda dele? Oh meu, NÃO …… ..Eu nem sequer *pensei* em tirar a fralda.
O que eu vi então …. Logo acima seu pênis, cerca de uma polegada ou assim, uma longa e muito PROFUNDA QUEIMANDURA, de cor PRETO e MARROM. Para a esquerda, onde a fita da fralda estava, queimaduras mais profundas. Eu estava mortificada, sem palavras, e soluçando incontrolavelmente. Tudo o que eu podia fazer era segurar meu bebê queimado, enrijecido e a chorar.
Você NÃO tem idéia o quão impotente, e sem esperanças, e quão baixo eu me senti naquele momento. Eu nunca me senti tão miserável na minha vida.
Essa coisa TODA poderia ter sido evitada se eu não tivesse colocado esse recipiente lá. Por apenas um minuto você sabe. Eu ia voltar e pegá-lo de volta depois que eu tivesse limpado a ilha. Realmente eu ia. Famosas últimas palavras de uma tola …… ..
Nós tínhamos estado em contacto com eles todo o caminho, eles estavam preparados e sabiam que estavam chegando. Eles levaram Konnor imediatamente e fomos parados para responder perguntas. Entrei na sala de exame para ver 8 pessoas aglomeradas em torno da minha criança gritando.
Os pensamentos passando pela minha mente …… ..ele vai ficar cego. É tudo culpa minha. Eu fui estúpida e irresponsável. Ele vai ficar fisicamente com cicatrizes e, possivelmente, desfigurado. Meu lindo menino perfeito, precioso, teve sua vida arruinada por sua própria mãe. Ele nunca mais vai ser capaz de ver Bob Esponja de novo, que ele tanto ama. Ele não será capaz de ver seu cachorro ou ver os rostos patetas que seu irmão adora fazer para ele. Ele nunca vai ver de novo. Eu fiz isso, e poderia ter sido evitado.
Aqueles eram os meus pensamentos. Eu implorei e insisti com os médicos, com os deuses, com todos os poderes constituídos para salvar o meu filho.
Ok. Ele NÃO está cego. Ele *pode* ver, mas nós estamos muito, muito preocupados com o olho direito, onde teve o maior dano. Ele pode ter alguma perda de visão, mas até que a córnea esteja completamente cicatrizadas, não saberemos a extensão total dos danos. Ele está com uma pomada a cada 4 horas, e um colírio (Mucomist) cada *2* horas. E por favor, lembre-se disso ……… a córnea tem uma grande capacidade de cura, se não foi danificadas pela solução alcalina.
Outros danos ……. Ele não aspirou nada, seus pulmões estão perfeitamente limpos. Nada entrou em seu nariz ou ouvidos. A pele em seus lábios foi queimada, mas nada entrou em sua boca. Suas bochechas internas e língua estão perfeitas
Acima de tudo, em todo o seu corpo, tem finas erupções cutânea. Ele tem pequenas bolhas e escoriações nas axilas. Sua área de fralda parece MUITO melhor hoje ……… não é mais preto, mas uma espécie de cor bege. Eles tiraram fragmentos asperos de seu abdômen na noite passada. Ele provavelmente terá cicatrizes muito mínima lá.
Puro e simples, eu fui estúpida. Eu fui muito irresponsável. Só por um minuto é muito tempo para deixar solução de soda cáustica desassistida, mesmo que você esteja a menos de 1 metros de distância dele e ele está em um recipiente fechado.
Eu estava repetidamente ouvindo da equipe ER, que se eu não tivesse feito o que fiz e agido tão rápido como eu fiz, que ele teria MUITO mais danos. Essa área em sua fralda poderia ter sido seu ROSTO. Ele PODERIA ter ficado cego. O médico me agradeceu por fazer minha pesquisa e ele ficou, honestamente, muito surpreso que eu poderia cuspir a informação do MSDS e outras fontes de forma tão clara.
Eu não estou procurando por simpatia. O que eu quero para VOCÊ, é que você se EDUQUE sobre todas as precauções, onde a segurança da lixívia é uma preocupação. E talvez mais, NUNCA deixe sua solução desassistida por um minuto. Porque isso é tudo o que é preciso para arruinar a vida de uma criança.
Os sons meu filho fez …… de dor que ele estava em ……… seus gritos e gritos que vão me manter acordado durante meses. Os pensamentos do que eu fiz para o meu filho, só de saber que eu fui irresponsável com alguém que eu amo tanto ……… os pensamentos do que PODERIA ter acontecido se eu não soubesse o que fazer é o que está a fazer-me escrever isto, IMPLORANDO para nunca, JAMAIS, ser preguiçoso, ou relaxado, ou descuidado.
Pubilcado no site teachsoap
http://teachsoap.com/2012/03/06/working-with-lye/
Traduzido por Roberto Akira Sugai, outubro de 2014
NT: foi mantido o formato original das ênfases nos textos
Adorei as dicas obrigada!