Fórmulas

Download das fórmulas – clique no link 

 

[table id=5 /]

 

 

 

 

 

 

108 ideias sobre “Fórmulas

    • Indranni,
      Os links estão funcionando perfeitamente, acabo de verificar. Veja o seu setup, é provável um problema na sua configuração

      • Boa noite Roberto!
        Na minha região não tenho facilidade de conseguir alguns óleos, e em algumas receitas aparecem tipos diferentes, há algum problema em usar apenas dois ou três tipos de óleo apenas? Por exemplo babaçu, mamona e oliva.

      • Ivone,
        Entendo que vc não consegue baixar as formulações, é isso? Se for, tente mudar o seu navegador, use o Firefox, Ópera, Safari. Sei com o Chrome as pessoas tem tido dificuldades.

    • Roberto parabéns pelo seu site.
      Amigo, estou te escrevendo para lhe fazer a seguinte pergunta,
      é possível fazer um bom sabonete com óleo de (fritura) soja usado, se sim, por favor me envie uma receita, ficarei muito agradecido.
      meu Email. santosrobertopaulo@hotmail.com

  1. Boa tarde, Roberto!
    Não entendi a template …
    Por exemplo, por que 10% de Palma = 8,9 g?
    (a fórmula da célula F10 (=F7*E10/100) (=130 x 10 / 100) portanto, 13 g).
    Também não compreendi bem como colocar o valor obtido da calculadora de soda, por exemplo, da Soap Calc.
    Obrigada,
    Indranni

    • Indranni, boa tarde!
      Os valores que estão na coluna de % (coluna D) se referem à composição percentual de óleos (A) da formulação. O palma entra na formulação com 10%, o babaçú com 30 e assim por diante.
      Qdo vc considera a água e o hidróxido de sódio e faz a composição percentual deles com os óleos, vc vai ter a formulação 100% do sabão, que participará da saponificação. Feito isso na coluna Form % (coluna E) vc terá para o palma 6,9, para o babaçú 20,6 e assim por diante.

      Qto a colocar os valores obtido na calculadora vc primeiro precisa determinar qual será a composição de óleos da sua fórmula (coluna D, %). Feito isso, vc leva esta composição para a calculadora e marca a opção peso em gramas e altera a quantidade para 100g. Estabelece os outros parâmetros e ao calcular a calculadora fornece a quantidade de NaOH e da água para 100g de óleos. Traz estes dois valores para a planilha campo C e coluna D, água e hidroxido de sódio.

      Espero que tenha entendido, qq dúvida me contate

  2. Olá novamente, seria pedir muito que me disponibilizasse uma dessas planilhas em excel? Queria calcular os custos de minhas próprias formulas e automatizar alguns processos. Agradeço muito. Abraços.

  3. EU FIQUEI SABENDO DE VOCE ATRAVES DO CURSO QUE FIZ COM A BETH DO SANTO SABAO, OS COMENTARIOS FORAM FANTASTICOS E TOMEI A LIBERDADE DE ENTRAR NO SEU SITE PARA CONHECE-LO – ESTOU ENCANTADA COM A MANEIRA QUE EXPLICA. MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES E PARABENS PELO SEU TRABALHO.
    UM ABRAÇO
    SUELI CRISTINA GAMA

    • Olá Sueli,
      Obrigado!
      Que bom que fez o curso com a Beth, é sem dúvidas a melhor e mais competente saboeira que conheço.
      Bons ventos a levem no caminho sa saboaria artesanal!
      Preciso que algo, é só contatar.
      Abraços
      Roberto Akira

  4. Olá Akira, primeiramente, muito obrigado por todas essas informações que você disponibiliza para o mundo, acredito que existe espaço para tudo e para todos, qualquer pessoa pode ser e ter o que quiser.

    Preciso de uma ajuda, sou leigo na leitura de suas receitas e me pego confuso em relação a quantidade de óleos em algumas, por exemplo: sabonete vegetal EH acqua – você coloca òleo de Palma 10% Form 6,9 ? e 130g 8,9? seria 89g de óleo de palma e assim por diante? O pigmento 0,3 seria 3g? posso estar fazendo uma pergunta boba, mas realmente preciso dessa ajuda.

    Muito obrigado.

    • Haroldo,
      A coluna “%” se refere às porcentagens individuais da formulação. Nesta coluna, primeiro vem os óleos cuja quantidade total sempre perfazem 100%. Em seguida, baseados neste 100% de óleos está a quantidade de hidróxido de sódio e da água, esta quantidade é exatamente a quantidade de soda necessária para reagir com os 100% de óleos da parte de cima da coluna. Estes valores de água e soda saem das calculadoras usadas para calcular a saponificação. Enta, nesta coluna vc tem os óleos e a soda necessaria e a quantidae de água que vc usa para diluir a soda.

      A coluna segunte “Form % ” são os valores calculados para 100% de cada componente, é simplemente uma regra de três: se para 145,5g de óleos + soda + água é preciso 10g de palma, então para 100g de óleos + soda + água, o valor de palma é 6,9g.

      A coluna “130g ” são as quantidades de cada componente para o seu lote, o tamanho do lote que vc vai fazer, no caso eu coloquei o lote como se fosse um abrra de sabao, 130g

  5. Olá Roberto, boa tarde!

    Realmente vai ser bem complicado de conseguir o óleo de palma por aqui, consegui fornecedores de óleo de coco, oliva e mamona. Qual óleo e balanço entre eles ficaria legal sem utilizar o palma?

    • Ingrid,
      Se vc não tem o palma uma alternativa seria maximizar a quantidade de coco, deixar com 35%. Oliva/Coco/Mamona – 60/35/5 ou então tentar conseguir manteiga de karite e usar uns 15%, ficando Oliva/Coco/Karité/Mamona – 60/20/15/5

  6. Ola Boa tarde prof. Roberto
    Gostava de me iniciar na fabricaçao de sabonetes, destinados exclusivamente para bebés.

    Gostaria que me indicasse se possivel uma formula/receita de forma a que sejam com PH neutro.

    Será que o uso da Soda caustica não será prejudicial para a pel sensivel do bebé?

    Muito grata

    • Cândida,

      O sabão, quer seja artesanal ou nao, nunca terá pH neutro, sempre será alcalino, entre 9 e 10. Existe um tipo de sabão que possui um detergente sintético na sua estrutura que tem pH proximo do neutro, em torno de 8.

      A soda caustica é uma matéria prima que após o sabao formado, não mais existirá e nao será projudicial à qualquer tipo de pele.

      O sabão artesanal muito utilizado para bebê é o de azeite 100%, é extraordinariamnte bom para a pele sensível dos bebês.

        • Cândida,
          Não entendi a sua pergunta. A reação de saponificação gera a glicerina, que no sabão artesanal permanece no sabão.

  7. Boa tarde Roberto!!

    Claro, não posso deixar de agradecer por passar todo esse conhecimento, obrigada!
    Estou me interessando por sabão artesanal agora, e pesquisando para poder fazer meu primeiro sabão. Então gostaria de saber se posso trocar na fórmula do sabão preto beldi, o hidróxido de potássio por hidróxido de sódio para fazer um sabão em barra ao invés de líquido?

    • Katia,
      Se vc está iniciando, não recomendo fazer o sabão beldi.O beldi é bem específico e nao pode ser mudado o álcali.
      Sugiro que faça um sabonete convencional de cold process, as fórmulas estão disponiveis para download.

  8. Muita bacana suas formulas mas vc. não teria apostilas passo a passo da confecção destes seus produtos?

  9. Boa noite Sr. Akira,
    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
    * se eu acrescentar argila verde e mel, em qual momento faço? Qual seria a concentração recomendada?
    * o bálsamo de copaíba tem metade de óleo essencial, metade vegetal, correto? Como faço as contas? Tem algum oleo vegetal parecido com ele pra por na calculadora?
    * posso usar o leite de cabra In natura, sem pasteurizar?
    Agradeço a atenção!

    • Luis,
      argila 2%, mel 3%, a argila incorporar nos óleos e o mel – se viscoso, diluir em água quente, no traço
      o copaíba é um óleo-resina e tem um quantidade apreciável de insaponificáveis, o IS é 105mg KOH/g ou 75mg NaOH/g
      pode usar leite sem pasteurizar sem problemas

      • Agradeço!!!

        Quanto ao leite de cabra, outra dúvida: preciso fervê-lo antes? Trabalho com ele congelado pra fazer a lixívia?

  10. Boa noite Akira!

    Acabei de fazer 2: um de oliva com água e outro com leite de cabra. Fiquei intrigado pois o com leite de cabra liberou muito odor de amônia, e o outro não senti tanto. O de cabra também ficou com aparência de talhado na lixívia.
    Outra coisa: como faz com a cera de abelha? Derrete, mistura no azeite quente, e depois processa?

    Agradeço!

    • Luis,
      É normal ter um pouco de despreendimento de amonia, imediatamente desaparece esse cheiro.
      A cera é derretida junto com os óleos

  11. Boa noite Akira,

    Fiz 100 sabões com leite de cabra, base de oliva e cera, nas proporções que você sugere. Parece que ficaram bons. Minha dúvida é: como sei qual o tempo de secagem necessário? Em geral varia de 3 a 8 semanas, isso?

    Quero agora fazer de coco pra lavar roupa. Encontrei um óleo de coco licuri com um bom preço, e penso em usar este. Seria indicado? As propriedades dele segundo o site são:
    Laurico 40%, Miristico 13%, Linoléico 10%, Caprílico 10% e Palmitico 7%
    Qual seria a proporção da lixívia? Continuaria com um alto poder de limpeza?

    Agradeço a atenção sempre incrível!

    • Luis,
      O tempo de secagem é determinado pela dureza do sabão. Ao perder água o sabão adquire dureza que é limitado pela composição dos óleos.
      O normal é ter o sabao pronto em 3 a 4 semanas se a temperatura ambiente comum.
      O licuri é rico em laurico e portanto se aproxima dos óleos saturados ricos em laurico como o coco, babaçu e palmiste. Com 405 de laurico é um pouco inferior a esses que tem um percentual um apouco mais elevado, na média 45%.
      O IS do licuri é de 0.160g de soda por g de óleo

      • Boa noite,
        Agradeço as excelentes explicações.
        E dúvidas novas sempre surgem!
        Enquanto espero secar os meus de oliva, e chegar mais matéria prima pra fazer outras receitas, estou fazendo com óleo usado, seguindo tuas dicas de palma e palmiste.
        Dúvida: o senhor conhece o processo de feitura de “Ghee” – manteiga clarificada? Sobra uns 30% de um resíduo grosso que descarto no vaso sanitário e estava agora pensando se ele poderia ser saponificado junto, e quanto de soda utilizaria.
        Outra dúvida: um dos meus lotes de sabonete de oliva eu adicionei o mel junto com o óleo, e não no trace. Parece que o mel queimou. Ele ainda serve pra uso?
        Agradeço!

        • Luis,
          Para usar esse residuo gerado pelo processo de fazer o ghee é preciso saber a composição desse sólido da manteiga e ver se esse sólido pode ser saponificado.

          • E isso só poderia ser feito em laboratório?
            E quanto aos sabões com o mel antes do trace: ainda servem pra uso?
            Agradeço.

            • Luis,
              No laboratório ou pesquisar se tem trabalho cientifico sobre o processo de obter o ghee
              A soda deve ter carbonizado algum componente do mel mas o sabão é aproveitável sem problemas

  12. Roberto bom dia! Estou com uma dúvida sobre os calculos dos custos do produto na planilha Templete. Fiz uma simulação aqui com um custo ficticio dos oleos e componestes que compõem o produto. Na parte de baixo da planilha na casa H34 (em amarelo) consegui um custo total de R$68,11. Na casa D37 eu coloquei 120 o que me deu 12 barras na casa E37. O resultado do custo da barra na casa de H37 foi de R$0,57. Pois bem, se a barra tem um custo total de R$68,11 cada pedaço de 120g não deveria custar R$68,11/12=R$5,68 ?
    A planilha calcula o custo de R$68,11/1200=R$0,57.
    Obrigado.

    • Fabiano,
      Vc está certo, tem um erro na divisão, já corrigi e fiz o upload da planilha corrigida
      Obrigado

  13. Bom dia, querido. Preciso muito de sua ajuda. Por favor , preciso saber qual o carbonato de calcio de colocar no sabão em barra. Me responde?
    Te agradeço. Abraços. Elizabeth

    • Elizabeth,
      Tem gente que coloca o carbonato de cálcio no sabão de óleo usado, eu fiz um teste e não foi conclusivo, isto é, não cheguei a conclusão que é útil.

  14. Olá Roberto,

    Antes de mais obrigada pela preciosa ajuda, este blog é fantástico. No entanto surge-me sempre uma dúvida quando consulto as suas formulas, qual o tempo de cura para cada um dos sabonetes? É sempre entre 4 a 6 semanas? Vivo em Portugal , e não sei se encontrarei à venda alguns dos óleos que vocês têm no Brasil, se usar apenas azeite, consigo os mesmo resultados? Mais uma vez muito obrigada

    • Anabela,
      Normalmente um sabão feito por cold process demora de 3 a 4 semanas para perder a água, secar e ter dureza.
      Sim, vc pode fazer um sabão 100% azeite, mas fica melhor se vc puder colocar 20% de óleo de coco.
      Aí em Portugal poderia comprar o óleo de coco em alguns supermercados ou com o Humberto Aço, na Plena Natura

        • Roberto consultei a página do Humberto e fiquei espantada com os preços, eu tenho comprado os óleos, manteiga de karité, etc, em Évora( cidade que tem que visitar , é linda) e os preços nas lojas de produtos naturais são escandalosamente mais caros.
          Muito obrigada pela dica .
          E já agora, abusando um pouco, entre a manteiga de karité refinada ou não refinada qual a que me aconselha? Eu tenho sempre algum receio de tudo o que é refinado.
          Um abraço Roberto

          • Anabela,
            Certamente que sim, planejo uma visita a Évora.
            Nestes casos de karité e outra manteiga é melhor o refinado. O refino elimina os componentes indesejáveis, contaminações e particulados estranhos, normalmente proveniente de uma manuseio inadequado.

  15. Senhor Akira, antes de mais nada, parabéns pelo bom trabalho.

    Por gentileza, estou pesquisando formas de produzir shampoo sólido por HP. Gostaria de acrescentar alementos biológicos tais como extratos ólicos, argila, mel e óleos essenciais ao final do processo, quando a massa já assumiu a consistência de purê de batata, a fim de evitar que a solução de NaOH elimine esses elementos vivos.

    Estou calculando que os extratos ólicos em 2,5% do total de óleos. Acredito que a argila entre como um extra e não impacte em nada na formulação, porém, estou com dificuldade para calcular a quantidade de mel por ele conter água (1% de mel em relação ao total de água). Estou calculando 0,5% de óleos essenciais e 1% de essências.

    Meu raciocinio está coerente? Muitíssimo obrigado pela ajuda.

    • Rogério,
      As quantidades tem que ser otimizados com testes.
      Faça testes para determinar as quantidades adequadas

  16. Senhor Akira, existe alguma forma simples de calcular o peso em gramas dos diversos óleos? Alguma tabela talvez? Interessante que o Google tem tanta coisa, mas em português sobre alguns assuntos, só vem lixo…

  17. Boa noite

    Encontrei por acaso o seu site e desde então não consigo ficar um dia sem visitá-lo.
    Estou estudando bastante pois sou apaixonada pela cosmética e a natural é a que mais me atrai.
    Visitando suas receitas encontrei receitas de shampoos e gostaria de saber o que devo modificar para fazer a receita para cabelos cacheados, pois gostaria muito de utilizar em mim mesma e em minha filha pois somos cacheadas. O senhor também tem alguma formula de creme de tratamento?

    Desde já agradeço

    • Marineide
      Eu só posso partilhar os conhecimentos sobre saboaria. Produtos de cosméticas, por princípio, eu não partilho pois cosmética envolve muito estudo e envolvimento e sempre tem um fator de segurança que só o conhecimento pode assegurar.
      Se vc se refere ao shampoo feito de sabão em barras, é preciso testar se vai bem em cabelos cacheados.

  18. Boa Noite Roberto.

    Estou interessada em produzir sabonetes artesanais.
    Estou estudando seus posts e aprendendo muito com seus artigos.

    Entendi a questão do IS e de como faz a soma dos óleos e assim para saber o cálculo da NAOH.

    Mas fico em dúvida de como laborar uma fórmula básica.

    Tenho que observar as características dos óleos e colocar em maior parte o óleo que tenha a característica desejada?

    Gostaria de saber uma composição básica para que eu tenha um sabonete base, que tenha a cor branca/leitosa e que eu possa alterar nos óleos essencias e nos aditivos, usando a mesma base.

    Gostaria de saber também ( eu não consegui encontrar aqui) quais os valores de referência para que uma fórmula possa estar dentre as variáveis.

    Mais uma coisa, eu estava pensando em fazer só com óleo de girassol do mercado ou só com azeite extra virgem do mercado tbm.

    Será que meu sabão ficaria bom? Ou teria que acrescentar mais algum tipo de oleo/manteiga tipo de palma ou de karite? Se sim, em quais proporções, por favor, pe;co seu auxílio.

    Gratidão e parabéns pelo trabalho e pela disponibilidade em sanar nossas dúvidas com tanta generosidade.

    Grata!

    • Sah,
      Insista no estudo das propriedades dos óleos no sabão e terá as respostas que precisa.
      Se vc está nesse nível de estudos, avance e olhe os óleos com carinho.
      Para ajudar no seu estudo, aprenda e tenha familiaridade com a calculadora online da SoapCalc.
      É preciso um conjunto de óleos para ter um sabão equilibrado

      • Obrigada, Sr Akira,
        Estou usando as formulas que o senhor nos passou, mas fiquei insegura quanto a isso.
        Até parei de fazer, para esperar o resultado, mas acho que agora vou me arriscar de novo.

  19. bom dia Roberto, existe a possibilidade de fazer um curso com vc?

    tens como me mandar este bloco da sus formula em branco? para preencher outras formulas?

    abraços

    • Crislândia,
      A coluna % significa as quantidade calculadas de soda e água para 100% da mistura de óleos.
      A coluna % Form. é a regra de três da coluna % para dar a formula 100%

  20. Oi Akira,

    Estou montando um curso de fabricação de sabão artesanal com objetivo de gerar renda para comunidade, como nunca atuei na área, peço dicas de qual produto e fórmula mais adequada e de baixo custo. Agradeço desde ja sua atenção!

  21. Boa tarde Akita, fiz o sabão para calelo e corpo, mas me esqueci do açucar….vou perder minha receita?

  22. Olá Akira, eu estou com 3 potes de óleos distintos e não sei as medidas para se fazer um sabonete, eu estou com um pote de oleo de coco Palmiste 650g, Oliva 500g, Amendoa 100g, Girassol 100g, quero usar alguns deles juntos, vc tem uma receita em gramas? Não sei usar a porcentagem, desde já obrigada! Parabéns pelo site!

    • Fabiana,
      Veja no site matéria sobre como selecionar os óleos e calcular a quantidade de soda.
      Saber sabão requer estudos dos fundamentos básicos.

  23. Sr. Roberto, mais uma vez parabéns!
    Não tem um dia que não olhe seu site. Ele é encantador! Agradeço a Deus pelo seu desprendimento em partilhar conhecimento. É muito difícil encontrar literatura sobre o tema em português, aliás nunca encontrei (e em outra língua pra mim é difícil), por isso incomodo tanto o senhor para sanar minhas dúvidas. Desculpe o incômodo, mas não vejo outro jeito! Se souber algum livro peço que me indique! Enfim, a partir da sua fórmula para “shampoo em barras” fiz umas adaptações, de acordo com as necessidades do meu cabelo (fino, ressecado, com luzes e muita queda) e, pelo que o senhor ensinou a fazer os cálculos na mão, cheguei a seguinte fórmula:
    – Palma (36%): 25,2g, IS 0,141 = 35,53g de NaOH
    – Mamona (10%): 7g, IS 0,1286 = 9g de NaOH
    – Abacate (20%): 14g, IS 0,133 = 18,62g NaOH
    – Castanha do Pará (20%): 14g, IS 0,175 = 24,5g de NaOH
    – Manteiga de Cupuaçu: (7%): 4,9g, IS 0,139 = 6,81g NaOH
    – Manteiga de Karité: (7%): 4,9g, IS 0,128 = 6,27g NaOH
    – TOTAL DE ÓLEOS: 70g

    SE: 20% = 100,73 x 20/100 = 20,14g soda = 81g de soda
    Concentração de soda em 30%: 100 x 20,14/30 = 67,30
    Água: 67,30 – 20,14 = 47,16g de água
    Minhas dúvidas:
    1) Esta fórmula está bem balanceada? Fiz os cálculos da forma correta?
    2) Quanto tempo depois posso usar o shampoo (utilizarei o processo a quente)?
    3) Qual o SE da fórmula que o senhor usou, não consegui identificar na fórmula?
    4) Deixei o SE em 20%, pergunto: para shampoo o SE sempre deve ser 20%?
    5) O qua faz a concentração da soda variar entre 28% e 32%? O que deve indicar essa alteração?
    Muito agradecida, desde já.

    • Maria,
      Essas perguntas são na verdade a essência de um curso básico de saboaria artesanal.
      É difícil responde-las, sem postar aqui todo o conteúdo de um curso
      Minha sugestão é que vc aprenda os fundamentos e depois tire as dúvidas

      • Pena que eu não tenho a possibilidade de fazê-lo. Desculpe incomodá-lo tanto, é que realmente necessito aprender.
        Mas agradeço, de toda forma. Vou continuar lendo seu site pra ver se consigo entender… O senhor pensa em dar cursos on-line? Ou escrever um livro?
        Paz e bem.

  24. Olá Roberto!

    Muito obrigada por compartilhar conosco os seus conhecimentos!
    Você poderia informar algum fornecedor de óleo vegetal aí em SP?

    obrigada

  25. Olá Roberto. Gostaria de saber se todas as suas receitas de cold process podem ser feitas pelo hot process, ou se tem alguma alteração nas fórmulas.

  26. Boa noite!
    Muito obrigada por sua ajuda, sempre! Pretendo fazer o sabão oliva 72. Me tire uma dúvida: posso substituir os óleos de palma e babaçu por apenas óleo de palmiste orgânico? Devo alterar o SE 10% e concentração de 31%?
    Gratidão.

    • Conceição.
      Pode substituir o palma pelo palmiste sim.
      O SF do oliva 100% deve ser de 5%, 10% é muito, compromete a dureza.
      A concentração pode ser alterada sim.

  27. Boa tarde,

    Parabéns pelo seu trabalho!!!
    Por favor, na fórmula do sabão de coco em barra é possível usar um antialérgico
    para prevenção? você pode me informar qual o ph da formula?

    Antecipadamente agradeço, muito obrigado!!

  28. Boa noite!!! Por enquanto estou apenas pesquisando sobre as formas de fazer sabonetes artesanais, e me encantei! Seu site nos traz uma riqueza de conhecimento. Parabéns!
    Uma pergunta “boba”, mas necessária… posso fazer a glicerina (processo cold) e a princípio não finalizar o sabonete? Deixando descansar as 3 ou 4 semanas para depois derreter novamente e finalizar (colocando essências, corantes). Ou se derreter novamente perderá os nutrientes? Porque penso em fazer uma boa quantidade de “base” para fazer aos poucos sabonetes de diferentes essências.
    – já li sobre colocar sal para “separar” a glicerina, procede? Ou toda a massa já pode ser utilizada para a produção do sabonete?

    • Jessica,
      Isso normalmente não se faz na saboaria artesanal.
      O que se faz é o chamado rebatch, quando algo sai errado, um modo de vc recuperar o sabão.
      Rala o sabão e derrete em banho-maria, não derrete facilmente e tb depois ao colocar no molde para dar forma, fica muito rústico

  29. Bom dia, gostaria de saber se existe algum outro substituto para o óleo de palma? e ainda garantir certa dureza no sabonete. Grata e abraços.

    • Marli,
      A função do palma é dar dureza ao sabão. Existem composições que podem dar dureza ,as o preço é muito superior, não compensa.
      Se não se importar, pode usar sebo ou gordura de porco para substituir o palma

  30. Você tem formula para sabão liquido para roupas?
    No youtube tem varias pessoas ensinando a fazer utilizando Soda, óleo (novo ou usado), glicerina caseira, e que rende 50 a 60 litros de sabão, mas ainda fica bastante cheiro de óleo, e a quantidade de glicerina nem sempre é certa e com o uso do sabão é possível ver a mão ressecando.
    obrigado.

  31. Boa tarde Akira! A fórmula do sabão de coco original para limpeza pode ser colocada na calculadora template, desejo fazer menos quantidade e vi que o senhor disponibiliza ela com 3.200k,pretendo fazer um quilo para experiencias,tenho dermatite nas mãos e gostaria de experimentar esse receita,uso luvas já á dois anos por conta da doença.Faco sabonetes á pouco tempo e não sei se a calculadora servirá para o sabão de limpeza,obrigado pela ajuda.

  32. Olá Roberto! Muito grata pelo site. Eu quero fazer um sabonete com a fruta de abacate, já tentei duas vezes, mas acho que coloquei muito abacate, pois ficou muito mole. Você tem alguma receita?
    Grata
    Silvana

    • Silvana,
      A polpa do abacate de modo geral pode ser estimado conter em torno de 17% de óleo e o restante, de água.
      Calcule a quantidade de polpa a usar baseado na quantidade de água. Se usar a variedade Hass (avocado) considere ter 32% de óleo

  33. Akira,
    A fórmula de shampoo em barra para cabelos secos é a que voce chama de fórmula para cabelos e corpo? Tem alguma outra? Mesmo não sendo em barra?
    Voce saberia indicar um lugar em Belo Horizonte onde eu possa comprar materias de boa qualidade?

  34. Olá Roberto, tudo bem? Há 6 meses atrás fiz meu primeiro sabão, seguindo sua receita de 35/30/30/5, com superfat de 5% e 31% de água. Ocorre que, não sei por qual motivo, ele quase não faz espuma, então pensei em adicionar açúcar e sal na próxima receita, porém não sei calcular quanto utilizar de cada ingrediente, e nem em qual momento colocar na receita. Se você pudesse me ajudar, eu ficaria muito grata. E muito, mas muito obrigada por você compartilhar seus conhecimentos, fórmulas, moldes e tudo mais; isso é de uma generosidade e bondade enorme.

    • Lara,
      Com essa composição de óleos deveria fazer muita espuma.
      Algo deve ter a conhecido, me dê mais detalhes para que eu possa te ajudar.
      O açúcar é usado somente para melhorar muito pouco a espuma

  35. Olá senhor Akira, estou tentando conseguir meio que uma fórmula base que não seja cara para poder fazer sabonetes para comercializar, já tenho o curso de saboaria. Porém ainda não encontrei uma junção de óleos que tenha todas as qualidades necessárias, porém com um custo não tão alto para não precisar cobrar muito caro na hora da venda.
    O senhor teria alguma indicação? De uma base neutra (sem cheiro, cor) mas que eu possa derreter depois e acrescentar os ativos e coisas necessárias.
    Desde já agradeço muito!

    • Thiago,
      Minha sugestão, que vc faça o meu curso de saboaria artesanal EAD – ensino a distancia

      • Queria muito poder, fiquei sabendo do seu curso agora que terminei um outro EAD, um investimento um tanto alto 500 reais. e não ensinam tecnicas especiais e nada, infelizmente uma das unicas saidas que vejo para comercializar e nao cobrar um absurdo seria comprando bases prontas 🙁