O óleo de Neem é conhecido por suas propriedades antibactérias e antifungos, mas também tem ação benéficas sobre algumas condições da pele como, acne, caspa, micose, psoríase e eczemas.
Esta é uma fórmula convencional de um shampoo para cabelos e também para o corpo, com predominância de óleo de abacate e oliva, ricos em oleico para um condicionamento suave da pele, palmiste em pequena quantidade para uma média ação de limpeza, palma para a dureza, mamona para a cremosidade e o óleo de neem com ação contra bactérias e fungos.
O óleo de neem tem um odor característico e pungente que foi minimizado com a mistura de óleos essencias de lavandin, litsea cubeba, tea tree, alecrim e limão siciliano.
clique aqui para fazer o download da fórmula
Olá Roberto! Expressar em palavras a gratidão e admiração por tudo o que você tem feito por aqui é quase impossível. Por enquanto, só posso dizer “muito obrigada”, em meu nome e de tanta gente de verdade que admira tua maneira de agir, e evolui com isso. Muito obrigada!
Na busca pela autosuficiência (no que for viável e sem radicalismos), encontrei o teu site. Especificamente sobre o shampoo de neem em barras, ficou uma dúvida: os óleos-base que você utilizou nesta fórmula são brutos (manteiga?) ou refinados? De uma forma geral, isso faz diferença no resultado do sabão? Qual?
Muito obrigada por tudo, mais uma vez!
Tiane,
Obrigado!
Eu costumo usar refinados porque são normalmente mais baratos e livres de resíduos. Por exemplo o óleo de abacate sem refinar é 3 vezes mais caro que o refinado. O refinado tem maior durabilidade (shelf life) do que os brutos.
Não existe diferênças significativa entre refinado e bruto. O índice de saponificação são iguais e alguns tem particularidades, como o abacate bruto queé verde enquanto o refinado é claro e transparente
Resido em Portugal e não consigo encontrar óleo de mamona e de coco de babaçu.
Será que os posso substituir por outros óleos mais fáceis de encontrar?
Cumprimentos
Olá Maria Manuela,
O óleo de mamona é chamado de óleo de rícino em Portugal, aqui também, mas o nome mais usado é mamona. O rícino nao é difícil de achar em Portugal. O óleo de coco de babaçú pode ser substituido pelo óleo de coco (coco nuciferas) e é realmente é dificil encontra o babaçu por aí.
boa noite. Roberto Akira onde comprar a resina de essencia de alecrim em quantidade fracionada, parabens pelo site e informacoes
Bom dia Roberto,
Eu poderia substituir o óleo de Abacate por outro ( aumentar a quantidade de mamona ou oliva , babaçu ou côco ) ? Infelizmente estou sem o Óleo de Abacate em casa e gostaria de testar a receita.
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento. Sou uma seguidora fiel de seu site.
Obrigada.
Marina
Marina,
Pode substituir sim, poderia ser oliva, girassol, canola, etc
Obrigada pela resposta, Roberto. Tenho mais uma dúvida, se puder me ajudar. Pretendo fazer o Shampoo em barras de Neem para meu uso e li em um dos seus artigos, que ele perde suas propriedades no Cold Process. Para que eu faça o melhor aproveitamento do Neem no Hot Process, em que momento devo adicioná-lo à fórmula. Posso usar essa receita no Hot Process, ou ela é mais adequada ao Cold apenas?
Muito obrigada.
Marina
Marina,
Pode usar essa fórmula para fazer o HP.
O neem deve entrar ao final da soponificação, quando a temperatura for inferior a 50°C
ENTENDI ROBERTO, MUITO OBRIGADA NOVAMENTE.
mARINA
No cold process, poderia deixar pra colocar o Neem quando iniciar o trace? Ao invés de colocar junto com os outros oleos?
Natalia,
O neem em cold process perde todas as propriedades de um óleo medicinal, a soda vai destruir os ativos.
oi vc podia fazer uma postagem explicando essa tabela das formulas! quebrei a cabeça aqui mas nao consigo entender, queria muito fazer seu curso, mas a situação financeira do momento não me permite e moro no interior.
Olá Akira-san, gostaria de saber, por favor, se essa receita do xampu com óleo de Neem, é via HP ou CP.
obrigado