Acumulei ao longo do tempo um monte de sabonetes que ficaram encostados aguardando um destino, e agora resolvi fazer um reaproveitamento – rebatch e doar os sabonetes para algumas instituições.
Tinha uma caixa cheia deles, a maioria embalados em celofane feitos em 2009 que acabei não comercializando, na época que eu vendia sabões, porque mudei a fórmula para um sabão mais duro e estes acabaram ficando.
O incrível é que esses sabões com quase 5 anos, estavam todos perfeitos, ainda com um acentuado aroma dos óleos essencias. Juntei a estes as contra-amostras dos lotes produzidos, alguns de testes que fiz, no total de 13 kg de sabão.
Primeiro passo é fragmentar as barras de sabonetes para facilitar o derretimento. Tentei com um moedor de carnes elétrico, mas não funcionou pois a maioria deste sabonetes tem uma composição de óleos predominante de insaturados (oliva) e portanto pegajosos, embora bem secos, que não flui pelo moedor.
A alternativa foi ralar manualmente, um trabalho beirando a insanidade que demorou quase um dia inteiro para ralar, barra por barras, os 13kg de sabão.
Usei uma panela de cozimento lento (crock pot) para derreter e e fundir os sabões em uma massa única. Fiz em lotes de 2,5kg com adição de 10% de água.
Como o sabão ralado ocupa muito volume cada lote de 2,5kg foi carregado em três etapas, demorando aprox. 3 horas cada processamento. O ultimo carregamento das raspas foi deixado fundir parcialmente para dar este efeito de aparas coloridas.
Finalmente depois de quase um dia ralando os sabões e mais 15 horas de trabalho de rebatch, aqui estão as 100 barrinhas de 90g de sabonetes reprocessados.
Boa noite Sr Akira que maravilhoso ficou esse sabão me desculpe perguntar o por quê deixou de vender seus sabões gostaria tanto de poder fazer meus sabões por enquanto fica só a vontade fico maravilhada de ver tantos sabões lindos que o sr faz um forte abraço e muita saúde .
Eliana,
Deixe de fazer porque assumi outros compromissos profissionais durante três anos e fiquei fazendo muito pouco de saboaria. Retomei foi em ano passsado
Até eu queria ser presenteada com um desses . .
Professor, agora falando sério, a minha duvida é: o rebatch sempre tem que ser em hot process? Eu não poderia fazer um pequeno lote em cold process e simplesmente adicionar o material ralado após o trace?
Isabel,
O rebatch é usado principalmente quando algo sai mal, vc comete um erro e sabe a causa,e quer corrigir, que seria um reprocessamento.
Usado também para reaproveitar, principalmente, as sobras de sabão, como eu fiz em escala grande.
Pode fazer isso no cold sim, fica como decoração.
adoro seu jeito de pensar , professor, saúde total e proteção divina sempre
Siusi,
Obrigado
Olá Roberto, poderia me indicar uma slow cooker? estou com dificuldade de encontrar uma marca, além disso, só encontro panelas de arroz, e imagino que talvez elas nao sirvam. Qual a marca da sua panela? Obrigada!
Elisa,
Panela de arroz nao serve. É possível compra a marca Narita em SP, veja o endereço na lista de fornecedores
Uma dúvida, Roberto.
Quando eu for reaproveitar um sabão, digamos que a soda usada não era de boa qualidade, após derretê-lo eu posso colocar soda novamente, dessa vez de boa qualidade, será que dá certo? Porque o sabão que eu fiz ficou mole demais, acho que o óleo usado não foi totalmente saponificado.
Mauricio,
Só vai dar para recuperar se vc souber a pureza da soda usada
bom dia! me interessei por esse tópico, tenho um lote com o mesmo problema. eu sei que usei a soda com pureza superior a 98%. como seria o processo para corrigir esse sabão? ele ficou mole e oleoso, eu acho que não saponificou corretamente…
Tenho uma duvida, derrete-se o sabão, aquece-se e junta-se?
água? leite? Gordura?
Disse 10% de água, é só isso?
muito obrigada, eugénia
Eugénia,
Isso é para fazer o rebatch do sabão – corrigir algum problema ou reaproveitar sobras de sabão.
Para isso vc vai derreter (amolecer) o sabão ralado aquecendo em banho-maria com 10% de água
Vou tentar, muito obrigada
Fiz meu primeiro sabão liquido seguindo uma receita que achei na internet. Lendo seu artigo, descobti que usei soda demais (percebemos a pele ressecada). Como corrigir?
A mesma pergunta vale para sabão de côco (esse em barra). Ralar, derreter, acrescentar mais óleo?
Grata
Albany,
Para que eu possa te ajudar vc teria que me passar a formula que vc usou
Olá Akira,
Obrigada pela atenção. Seguem as receitas:
SABÃO LÍQUIDO
2 litros de óleo de soja
2 litros de álcool
1/2 kg de soda em flocos ou escamas
Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo.
Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural.
SABÃO DE ÓLEO COM CÔCO
2 litros de óleo de soja
500g de soda cáustica
2 cocos secos frescos
700 ml de água
125 ml de álcool
Bata no liquidificador a água e o coco até virar uma massa de grãos bem finos ou um creme homogêneo. Ferva este creme até reduzir a 3/4 da quantidade inicial, transformando-o em um creme de coco.
Esquente o óleo em uma panela, e coloque junto com o creme de coco em um balde. Acrescente a soda cáustica e misture até diluí-la completamente. Misture o álcool e mexa por 40 minutos.
Despeje o conteúdo em um recipiente liso forrado com papel manteiga. Aguarde endurecer e corte em tabletes.
Albany,
Simplesmente tem o dobro de soda, tornando-se um sabão perigoso!
A presença de alcool é outro item que compromete o sabão.
O melhor a fazer é descartar
Lendo o comentário, tirando o álcool , posso usar o sebo, teria uma receita com sebo, obrigado,
Ok. Obrigada pela atenção.
Só mais uma pergunta:
Descobri que meus avós faziam sabão com cinzas no sertão de Pernambuco. Fiquei super curiosa e gostaria de experimentar. Você conhece alguma receita de sabão com cinzas?
Mais uma vez obrigada!
Albany,
Nunca fiz, pesquise na web que tem
Vi uma receita no site sao sabao.
Ok. Obrigada
Caro Roberto, vejo tudo o que vc publica e amo de paixão seus ensinamentos, porém meus sabonetes feitos a partir de suas receitas ou qualquer outra de cold process não ficam perfumados. As essencias simplesmente somem no processo de cura. Onde será que estou errando? Me ajude, please!
Marijô,
Vc está usando óleos essenciais ou essencias?
Se for OE o problema pode estar na quantidade, tem que usar no mínimo 5% sobre a quantidade de óleos do sabão.
Entendi! Obrigada pela atenção. Chego a conclusão que estou usando OE de má qualidade. Vou pesquisar, aqui no seu site onde comprar OE de boa qualidade.
Retornarei assim que possível.
Obrigada, mais uma vez.
Bom dia Sr Akira. Se entendi, o processo é o seguinte:
1. Coloca o sabonete a ser reciclado – em pedaços ou ralado – em uma panela de cozimento lento (a que temperatura?)
2. Coloca 10% de água
3. Deixa por cerca de 3 horas, para misturar bem
4. Põe nas formas e deixa 24h
5. Desenforma e corta
Seria isso?
Abraço
Clomar,
É isso, use banho-maria
Boa noite, pode me passar uma receita usando sebo, li seus comentários sobre o álcool, que além de gerar custo, não faz nenhum efeito, eu ganho sebo, pode me passar receita de sabão usando óleo usado e sabão, obrigado.
Rosange,
Nas fórmulas, substitua o palma pelo sebo. Sabão de óleo usado está nos vários posts
Boa Tarde, Roberto
Sei que não tem a ver com o rebatch, mas queria tirar uma dúvida: Queria fazer um sabão com banha de porco. A qual oléo ele se assemelha para saponificação? E qual sua principal função? Ele confere a dureza?
Obrigada
Boa Noite Sr. Akira!
Ontem me aventurei em uma receita de sabonete com sal.
Tudo certo até eu começar a cortas as barras, que ficaram quebradiças….
Não consegui tirar nem um barra inteira do lote de 1 kilo.
Ralei todo o sabão e estou pensando em fazer um rebath.
Minha dúvida é… ele é um sabonete com sal…. como vou aquecer a massa para re-enformar devo acrescentar sal novamente? já que imagino que no processo de aquecimento o sal vai diluir….
Obrigada!
Camila
Camila,
Vc demorou para cortar o sabão.
Tente o rebatch, o sal não vai dissolver completamente na água do sabão e o sabão não se dissolve em água com sal.
Boa tarde Sr. Akira!
Gostaria de uma ajuda sobre o porquê do meu sabão estar endurecendo antes que eu consiga colocar na forma?
Fiz 2 x e deu certo, mas estava perdendo muito OE porque colocava ainda muito quente e desta vez eu esperei esfriar mas não deu tempo de apertar na forma 🙁
Vou tentar um rebatch deste último…..mas se puder me dar alguma dica?
Minha receita:
250g de óleo de palma (34,72%)
217g de óleo de palmiste (30,14%)
217g de óleo de girassol (30,14%)
36g de óleo de mamona (5%)
Total = 720g
224ml de água (31%) + 105g de soda (1% superfat)
Aditivos:
35g de argila
20g de manteiga
4% OE e 0,2% de resina de alecrim
Coloco os óleos para derreter enquanto preparo a lixívia. Em cerca de 1/2 hora adiciono aos óleos derretidos e bato um pouco com o mixer. Deixo cozinhando mais 1/2h. Coloco os aditivos no final, mas ainda está muito quente para os OE!!
Não sei se seria melhor adicionar a lixívia mais fria: preparar ela antes, depois aquecer só as manteigas e adicionar os óleos frios para baixar a temperatura?
E a argila poderia colocar na própria lixívia?
O sabão está com ph de 8 o que me parece muito bom, espuma bem e dura muito!!
Obrigada!!!!!
Irene,
Eu não entendi o processo que vc está usando.
É cold ou hot?
Ahh, me desculpe, é hot 🙂
Ontem eu fui cortar ele para ralar e fazer o rebatch, mas por dentro estava perfeito!! Tirei os lados e o fundo que estavam rachados e vou usar como amostra grátis!
Mas minhas dúvidas permanecem e, inclusive, pensei em aumentar e usar até 50g (6,94%) de argila porque o sabão fica meio oleoso….
Obrigada!!
Será que eu deveria usar um pouco mais de água??
Perdi mais um…..
Talvez colocar a argila no início para não ressecar tanto no final?
Bem, eu fui pesquisar o ponto de fulgor (flash point) dos OE e vi que alguns, como alecrim, cipreste, limão e laranja estão em torno de 45 graus celcius!!!
É muito baixo 🙁
Irene,
Isso é um dos motivos pelo qual a fragrância dos woods e cítricos não se mantém no sabão.
Se aumentar a quantidade deles resolveria essa questão ou deveria mudar os blends usando OE com um ponto mais elevado?
Mais uma pergunta!
no hot, quanto tempo devo esperar para embalar no celofane vegetal?
Pode ser assim que corta?
Irene,
Tem que esperar secar, uns 10 dias
Irene,
Aumentar tem um limite, melhor escolher outra composição
OK!!
Muito obrigada 🙂
Boa noite professor.
Fiz um lote de sábias no cold process, no entanto, não sabia que não podia colocar em formas de silicone. Coloquei nas for.inhas de silicone tipo as de gelo e deixei.
Acabei de descobrkr que não dá certo. Perdi tudo? O que posso fazer?
Livia,
Tenta recuperar, deixe em pedaços pequenos, coloque em banho-maria, adicione 10% de água e cozinhe por uma hora mexendo a cada 20 min.
Coloque em um molde tire. depois de 24h, corte deixe secar 20 dias
Professor, tenho um sabão cold que ficou mole. Nesse caso, ainda assim você recomenda acrescentar os 10% de água pra fazer o rebatch?
Claudia,
Importante saber a causa do por que ficou mole, e só depois tentar recuperar
Eu usei a mesma fórmula que uso sempre. 40% palma, 36% oliva, 20% palmiste, 30% água, 4% manteiga de murumuru (sobregordura), 97 gramas de NaOH. Daí acrescentei 3% dióxido de titânio e 2% óxido de ferro vermelho, 5% OE Lavandin e 0,5% ORA. A única coisa q nunca tinha usado foi o óxido de ferro. Não sei o q causou o problema. O senhor teria algum palpite?
Claudia,
Difícil adivinhar o que ocorreu, essa composição de óleos teria que dar um sabão com boa dureza.
Pigmento não afeta a dureza.
Vc esta com conceito equivocado de sobregordura, no cold não existe isso de óleo de sobregordura pois no momento que é adicionado, no trace, tem ainda mais de 90% de soda livre na massa, que vai reagir com esse ultimo óleo adicionado
Entendi. Muito agradecida!